14 de janeiro de 2023

Timebomb Game - Bomba Relógio para jogos

Vamos explodir algumas coisas!


Para desarmar a bomba, tem que acertar o fio que deve ser cortado. O fio errado pode acelerar o timer ou explodir na hora!

É legal para utilizar em jogos de Airsoft, Paintball e Escape Rooms.

O circuito foi desenvolvido utilizando o microcontrolador Atmega328 com a plataforma Arduino.
É alimentado com uma bateria recarregável 18650. Para recarregar a bateria, o conector tipo USB-C está localizado na parte superior da caixa.

Após configurar o tempo de detonação e armar a bomba, o fio correto deve ser cortado para desarmá-la.

São quatro fios que, sempre que a bomba for ativada, alteram a ordem.
O fio certo vai te salvar e desarmar a bomba! O fio errado causará uma explosão! E ainda existe o fio que vai acelerar o timer, te dando mais uma chance de sobrevivência. Seja rápido na escolha do próximo fio que vai cortar!



A bomba não inicia caso esteja com algum fio cortado. O led de detonação permanecerá piscando para sinalizar. E com a bomba armada, todos os botões ficam desativados.

As configurações possíveis:

  • O tempo de detonação pode estar com mínimo de 10 segundos e máximo de 99 minutos e 59 segundos.
  • Ligar o circuito com o botão UP pressionado: ativa/desativa o acionamento da sirene. Podendo tocar somente o buzzer.
  • Ligar o circuito com o botão DOWN pressionado: alterna entre o toque curto ou longo da sirene.
  • Ligar o circuito com UP e DOWN pressionados simultaneamente: ativa/desativa a edição do tempo de detonação.
  • Pressionar UP e DOWN simultaneamente com o circuito ligado: desliga a bomba.

Me inspirei no projeto Defusable Clock da Nootropic Design.
Claro, para que a diversão fosse real e completa, fiz meu próprio código fonte e minha própria placa.

Para carregar a bateria foi utilizado o módulo TP4056. E um módulo Step Up para elevar a tensão em 5v.

No desenvolvimento do software utilizei como base vários projetos já postados, e a biblioteca MillisTimerLib é a responsável pelo controle dos tempos do sistema.

O projeto Contador de Passagem demonstra como utilizar o display com o CI 74HC595.

As configurações, como se a sirene deve estar com toque curto ou longo, ficam armazenadas na memória EEPROM. Na postagem Trava Analógica está demonstrando como utilizá-la.

Nos marcadores dessa postagem estão os exemplos dos códigos fontes com tudo o que foi necessário na Timebomb Game.

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