Vamos explodir algumas coisas!
Para desarmar a bomba, tem que acertar o fio que deve ser cortado. O fio errado pode acelerar o timer ou explodir na hora!
É legal para utilizar em jogos de Airsoft, Paintball e Escape Rooms.
O circuito foi desenvolvido utilizando o microcontrolador Atmega328 com a plataforma Arduino.
É alimentado com uma bateria recarregável 18650. Para recarregar a bateria, o conector tipo USB-C está localizado na parte superior da caixa.
Após configurar o tempo de detonação e armar a bomba, o fio correto deve ser cortado para desarmá-la.
São quatro fios que, sempre que a bomba for ativada, alteram a ordem.
O fio certo vai te salvar e desarmar a bomba! O fio errado causará uma explosão! E ainda existe o fio que vai acelerar o timer, te dando mais uma chance de sobrevivência. Seja rápido na escolha do próximo fio que vai cortar!
A bomba não inicia caso esteja com algum fio cortado. O led de detonação permanecerá piscando para sinalizar. E com a bomba armada, todos os botões ficam desativados.
As configurações possíveis:
- O tempo de detonação pode estar com mínimo de 10 segundos e máximo de 99 minutos e 59 segundos.
- Ligar o circuito com o botão UP pressionado: ativa/desativa o acionamento da sirene. Podendo tocar somente o buzzer.
- Ligar o circuito com o botão DOWN pressionado: alterna entre o toque curto ou longo da sirene.
- Ligar o circuito com UP e DOWN pressionados simultaneamente: ativa/desativa a edição do tempo de detonação.
- Pressionar UP e DOWN simultaneamente com o circuito ligado: desliga a bomba.
Me inspirei no projeto Defusable Clock da Nootropic Design.
Claro, para que a diversão fosse real e completa, fiz meu próprio código fonte e minha própria placa.
Para carregar a bateria foi utilizado o módulo TP4056. E um módulo Step Up para elevar a tensão em 5v.
No desenvolvimento do software utilizei como base vários projetos já postados, e a biblioteca MillisTimerLib é a responsável pelo controle dos tempos do sistema.
O projeto Contador de Passagem demonstra como utilizar o display com o CI 74HC595.
As configurações, como se a sirene deve estar com toque curto ou longo, ficam armazenadas na memória EEPROM. Na postagem Trava Analógica está demonstrando como utilizá-la.
Nos marcadores dessa postagem estão os exemplos dos códigos fontes com tudo o que foi necessário na Timebomb Game.
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